Dirigir em estradas montanhosas é bem diferente de dirigir em estradas planas. Não é tão fácil, mas é claro que também não é um bicho de sete cabeças. Há duas situações diferentes ao dirigir em estradas montanhosas. Ou você está subindo ou descendo.
Normalmente, se você é inexperiente em trechos assim, você estará considerando a condução para cima como a mais complicada, mas não é o caso, na verdade, acidentes na maioria ocorrem quando os veículos estão em posição de descida em uma estrada.
Então, a seguir algumas dicas importantes de como conduzir em estradas montanhosas.
Use marchas reduzidas para descer e subir
Para um desempenho ainda melhor em topografias íngremes, recomenda-se o uso de marchas reduzidas. No caso da descida, isto vai limitar a tensão no motor e nos freios de seu veículo e o ajudará a controlar sua velocidade. Certifique-se de fazer isso antes de começar a descer, pois a troca de marchas durante uma inclinação acentuada pode ser perigosa.
E para subir também é preciso usar marchas menores, como a 1ª ou a 2ª, para que o carro ganhe força e tração. Jamais mude de marcha no meio de uma subida, achando que isso dará mais aceleração. O segredo é sempre embalar no ponto mais baixo e usar essa velocidade de forma constante durante o percurso montanhoso. Se o seu carro for mil, abuse da 1ª marcha o máximo que puder e não se assuste se ele fizer um barulho de que está sendo “forçado”, pois ele certamente estará, mas vai sobreviver uns metros de subida, sem a menor sombra de dúvida.
Em casos de carros de câmbio automático, é possível limitar a troca de marchas para superiores, mas cada modelo possui uma forma diferente de sinalizá-las, caso não saiba, leia o seu manual e selecione-as com segurança.
Observe seu medidor de temperatura
Enquanto estiver subindo, fique de olho no medidor de temperatura do motor e tente mantê-lo na zona segura. Se você o ver subindo acima do nível aceitável, desligue o ar condicionado e vá mais leve no acelerador – ou encoste onde é seguro, enquanto seu motor esfria um pouco.
Se patinar, não acelere mais e mais
Ao conduzir por um trecho íngreme, se o seu carro ameaçar patinar, tire o pé do acelerador imediatamente e volte a acelerar de leve outra vez. Patinou de novo? Repita o procedimento.
Vá tirando o pé e colocando novamente, até sentir que ele está saindo do lugar. Acelerar demais, vai fazer com que ele afunde no mesmo lugar e fique mais difícil ainda de sair do lugar.
Atolou, o quê fazer
Caso esteja chovendo e/ou a estrada esteja molhada e o barro acumulando nas rodas, espere um pouco. Vá para um lugar seguro e espere secar a estrada, geralmente estradas montanhosas, escoam rápido às chuvas pelo declínio. Se essa não for uma possibilidade, tente colocar uma tábua na frente dos pneus mais afundados, para que o carro passe por cima e ganhe tração para subir. Se houver vizinhos ou amigos, chame-os para ajudar a empurrar e desencalhar.
O que fazer com a estrada molhada sem 4×4, 4WD ou SUVs
- Se estiver ligado na previsão do tempo, leve o carro pra cima da montanha com bagagens mais pesadas antes da chuva engrossar. Deixe-o lá em cima, num local seguro e depois suba a pé até alcançar seu automóvel.
- Espere na casa até a terra secar bem pra subir com mais facilidade e segurança.
- Consulte a anfitriã para saber da possibilidade de permanecer na casa após o horário do seu check-out original.
- Se nada disso der certo, chame um trator da região para puxá-lo morro acima, que vai ser sucesso.
Dirigir em estradas montanhosas pode ser divertido e conter visuais incríveis. Aproveite-os, mas com segurança.
A Casa JP não é uma pousada, um hotel ou hostel, e sim uma casa de campo que é disponibilizada para locações temporárias. Então, não oferecemos serviço de hotelaria. Certifique-se de estar aberto às experiências de turismo rural, pois você estará fora da cidade, trafegando por vias terrestres sem pavimentação, sem sinal de celular e/ou serviços rápidos e urbanos.

