fbpx

Lugares para conhecer em Santa Catarina

Para quem busca desbravar um estado com uma diversidade de lugares e possibilidades, lugares para conhecer em Santa Catarina com certeza vai atender a suas expectativas.

O estado fica localizado no sul do Brasil e oferece ao turista paisagens montanhosas exuberantes e frio durante todo o inverno na Serra Catarinense. Apresenta temperaturas mais altas durante o verão, muito bem apropriado para explorar o litoral do estado com uma extensão de 560 km.

Se pretende planejar uma viagem para SC, fique ligado nas dicas que preparamos para você curtir ambas as estações.

Quando ir à Santa Catarina

Dada a sua localização geográfica, o estado de Santa Catarina possui clima temperado com invernos rigorosos, que podem ocasionar geadas sob graus negativos entre os meses de maio a setembro nas regiões mais altas. No verão tudo muda, o clima esquenta e chega a alcançar altas temperaturas, proporcionando o cenário perfeito para conhecer as praias do vale do Itajaí e no norte do estado.

As chuvas vão lhe acompanhar em todas as estações do ano, visto que é um estado que normalmente tem seu volume de água distribuído no decorrer do ano. Um guia rápido:

  • Período para curtir as praias: dezembro a abril
  • Período para curtir o frio e a serra: maio a agosto

Locais para conhecer por região

Apesar de não ser considerado um dos maiores estados do Brasil, não vão faltar lugares em Santa Catarina para visitar com o território de 95.346 km² para percorrer. Isso quer dizer que antes mesmo de sair de casa, você precisa escolher para qual região vai viajar.

Veja a seguir um resumo geral das atrações e o que encontrará em cada um delas:

Norte do estado 

  • Jaraguá do Sul: o Teatro Scar e o Parque Malwee são lugares que você precisa conhecer nessa cidade. O teatro possui anualmente programações artísticas e culturais para os amantes das artes. Já o parque é uma área verde de preservação ambiental, ideal para passear com crianças e fazer uma pausa para comer bem no restaurante que fica dentro das instalações.
  • Joinville: maior cidade do estado, conhecida como a capital da dança, onde acontece anualmente o Festival de Dança no mês de julho. Conta com a Escola Bolshoi – única filial no Brasil do clássico e renomado Teatro Bolshoi de Moscou. Se passar por lá, não deixe de agendar uma visita às instalações da escola e fique atento a agenda de apresentações se você gosta de balé.
  • São Francisco do Sul: é a cidade mais antiga de Santa Catarina e a terceira cidade mais antiga do Brasil. Você pode passar o dia na cidade caminhando pelo centro histórico e parando em algum restaurante com vista à Baía da Babitonga. Em torno da cidade há também praias para aproveitar ainda mais.

Vale do Itajaí

  • Balneário Camboriú: se você gosta de prédios enormes, festas e restaurantes, Balneário Camboriú lhe proporcionará tudo isso e mais um pouco. Além disso, você poderá aproveitar um passeio de bondinho no Parque Unipraias. 
  • Blumenau: capital brasileira da cerveja e da famosa Oktoberfest. Se você é um cervejeiro de carteirinha, não deixe de visitar Blumenau, compre seu caneco de chopp e visite a Vila Germânica.
  • Penha: cidade sede do parque temático Beto Carrero World e o destino certo para você curtir um ou até dois dias de parque com as crianças.
  • Pomerode: uma das cidades mais alemãs do país e repleta de casas em estilo enxaimel, que lhe fará se sentir na Alemanha. Durante o ano há eventos pela cidade um dos mais conhecido é na páscoa — a famosa Osterfest. Ah, e não deixe de visitar o Zoo Bio Parque de Santa Catarina.

Florianópolis e litoral

  • Florianópolis: a capital do estado nada mais é do que uma ilha. Com praias para todos os gostos e estilos. Com restaurantes, cafés, lojinhas, trilhas e muita atividade ao ar livre, a cidade pode atender a expectativa de um público variado. As praias Mole e a Joaquina concentram grande parte dos surfistas e jovens. Se possível, passe pela Lagoa da Conceição e não deixe de fazer uma trilha para contemplar a vista.

  • Garopaba: Com praias lindíssimas desde paradisíacas e sem muito movimento de pessoas até as mais badaladas como a Praia do Rosa, essa região do estado é um point certo no verão. Se você quer ver as baleias Franca, não deixe de ir à Praia Central, Praia da Gamboa e Praia do Silveira.

Região Serrana

  • Alfredo Wagner: um berço do ecoturismo, a região conta com a famosa formação rochosa do Soldado Sebold onde você poderá fazer trilhas, trekking, acampar e se aventurar de verdade. Conheça ainda a Gruta do Poço Certo, o Cânion do Arroio Leão, o Museu de Arqueologia e o Parque Salto das Águas. Vale a pena se hospedar na região em alguma casas de campo ou cabana, como a Casa JP, onde você pode desfrutar do sossego da natureza e contemplar belas paisagens. Além de ter a experiência de acender uma fogueira, cozinhar num típico fogão a lenha e tomar bons vinhos perto da lareira.
  • Serra do Rio do Rastro: são cerca de 35 km de estrada, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, com 284 curvas ao longo de todo o trajeto e um mirante de 700 m de altitude que vai arrancar seu fôlego. Aproveite para apreciar o pôr do sol deste ponto.
  • Cânion do Funil, Cânion das Laranjeiras e Cânion da Ronda: se você é um amante dos cânion, dá uma olhada na diversidade que temos em SC, com belas paisagens e seus penhascos com centenas de metros, não deixe de pesquisar esses três nomes.
  • Urubici: a cidade das cabanas e pousadas de serra, com diversas atrações e mirantes incríveis. A Cascata do Avencal é uma das cachoeiras mais procuradas na região, por sua exuberante queda de 100 metros de altura. Você ainda vai encontrar por lá a Pedra Furada, Morro do Campestre e o Balanço Infinito.
  • São Joaquim: uma das cidade mais fria do Brasil tem ao redor vinícolas de tirar o fôlego. Você pode fazer passeios para conhecer um pouco mais sobre essa produção e ao fim degustar dos vinhos no restaurante de cada um delas.

Vai passar pela região serrana de Santa Catarina? Então, você precisa conhecer a CASA JP – um lugar para se desconectar, relaxar, ter ideias inspiradoras e se conectar com a natureza.

pt_BRPortuguese